Depois de uma boa pedalada voltar para casa sem dores.
O corpo do ciclista deve se encaixar na bicicleta:
1. a bike deve ter o tamanho ideal para o tipo físico do ciclista.
Tenha em mente qual será o tipo de pedal que irá fazer, e tire suas medidas para aquisição de um equipamento correto.
2. bicicleta corretamente regulada para o corpo do ciclista.
Altura do banco e distância entre banco e guidom são as principais variantes numa bike. Existem várias fórmulas para calcular essas variantes, porém nada melhor do que o contato direto com a bike, através de algumas horas de pedal, para se chegar a uma regulagem ideal. O que devemos saber é que no movimento do pedalar, a perna não deve ficar esticada e sim semi flexionada, assim como os braços quando o ciclista estiver sob o banco.
3. o corpo deve estar confortavelmente acomodado e relaxado.
Após algumas horas de pedaladas e executando os ajustes sugeridos no tópico 2, o ciclista se sentirá mais a vontade na bike, fazendo com que dores e incômodos sejam minimizados e o desempenho maximizado.
4. segure com firmeza o guidão, sem travar os braços.
Braços e pernas funcionam como amortecedores naturais do corpo sob a bike, não importa se a bike tenha ou não amortecedores, além disso braços travados aumentarão o risco de dores musculares e diminuirão a flexibilidade do ciclista em situações mais técnicas.
5. ajuste o curso do manete e mantenha sempre os indicadores sobre os manetes.
Não é regra, porém é mais uma medida de segurança.
Manetes com curso longo, tendem a não parar a bike no tempo e local desejado, já as manetes com o curso muito curto tendem a arremessar o ciclista para frente em uma frenagem de emergência.
BOAS PEDALADAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário