Fotografia de eventos e Ecociclismo

Registros Fotográficos, Eventos e Mountain Bike
desde junho 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INFORMATIVO - SRAM ou SHIMANO - Câmbio

Câmbio Traseiro:

Há um aspecto que dá inevitavelmente a vitória à Sram que é o próprio parafuso que prende o câmbio Shimano ao dropout ser um pivot o que faz que ande para cima e para baixo e bata na escora, enquanto o desviador Sram possui o pivot a seguir à mola, o que faz que apenas a caixa se mova, para a frente e para trás. Outro pormenor é o largo arco que o cabo faz para chegar ao desviador na Shimano.
Veja o vídeo.
3.0

Porém, o novo sistema ''Shadow'' agrega tudo de melhor que a Shimano já desenvolveu em décadas de pesquisa dos seus produtos.
O conceito Shadow, prioriza uma posição low-profile, mais estabilidade e menos movimento do corpo em trilhas extremamente técninas.

Características:
-- Low profile design - Nas marchas altas o câmbio Shadow tem um perfil 15 mm menor que um câmbio tradicional. Isso significa que ele praticamente não se projeta além da blocagem.
- Direct cable routing - Roteamento direto do cabo. Eliminação da peça intermediária de acionamento => cambeamento mais limpo e preciso.
- Mola mais forte - mantém o corpo do câmbio mais estável em terrenos muito acidentados e fornece sensação de cambeamento firme, limpo e perfeito.
- O eixo da abraçadeira redesenhado mantém o corpo do câmbio distante do cassete.




Shimano
XTR
Deore XT
Deore LX
Deore
Alivio
Acera

Sram
X.O
X.9
X.7
X.5
SX4

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DICA - SRAM ou SHIMANO - Corrente

No campo corrente, a Sram ganha devido ao sistema PowerLink, que permite abrir a corrente sem ferramentas e que mantém a integridade e durabilidade da corrente. Este link também pode ser usado em correntes Shimano mas só em algumas.
As correntes Shimano são boas correntes, no entanto algumas correntes Shimano (CN) não podem ser abertas em qualquer lado. Os pinos fixos são mesmo fixos, não podemos usa-los para abrir a corrente.

Testes:

Com 1500 km percorridos, a corrente da Shimano, uma 7701, alongou 4,5mm enquanto a SRAM apenas 2,5mm. Se considerarmos que o máximo que se pode admitir de alongamento de uma corrente é 6 mm, a Shimano já estava no fim da vida com 1,5 mil km e a americana sram ainda agüentaria refazer todo o teste.


“SEMPRE USEI SHIMANO, MAS A CERCA DE 6 MESES ESTOU COM SRAM...a corrente vem atendendo bem as expectativas de desempenho e desgaste, porém no quesito limpeza é imbatível, em função do powerlink facilitar sua retirada.”

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

COBERTURA - Bike Tour Cicle Genovez

Lama morro acima, morro abaixo, chuva, sol, e muito visual em ótimas pedaladas pelo belo interior de Castelo foram as principais características do Bike Tour Cicle Genovez, realizado nos dias 10 e 11 de outubro em Castelo – ES.
Seguindo um modelo de passeio assistido de 2 dias, o evento se mostrou relativamente pesado para os menos preparados, porém o espírito de aventura empurrava os 104 inscritos, além da equipe de apoio sempre presente nas horas complicadas. Ao longo do fim de semana foram percorridos, por Capixabas, Mineiros e Cariocas, aproximadamente 100 km entre montanhas, cachoeiras e muito estradão de terra batida. Um show a parte dos cicloturistas e suas modernas bikes!
O encerramento foi cheios de histórias e muito churrasco para os participantes que encararam o desafio.

Confira aqui as fotos de nossa cobertura especial.