Como sua bike tem dois freios, um para cada mão, para frear com mais segurança possível, você precisa aprender como usar cada um deles.
Costuma-se dizer que se devem usar os dois freios ao mesmo tempo. É uma boa dica para iniciantes que ainda não possuem uma boa técnica de frenagem, mas se você não passar desse estágio você dificilmente irá encurtar o a distância e aumentar a segurança da frenagem como um piloto que usa o freio dianteiro.
O jeito mais rápido de parar qualquer bike é usar os feios dianteiros de modo que a traseira da bike esteja quase perdendo contato com o chão. Nessa situação o freio traseiro não pode contribuir muito já que não possui tração.
Mas usando o freio dianteiro não irei voar por cima do guidão?
O freio traseiro é bom, em situações onde há pouca tração, como pisos escorregadios e lama. Mas para piso seco o freio dianteiro possui o máximo de poder de frenagem, na teoria e na prática.
Muitos ciclistas evitam usar o freio dianteiro devido ao medo de voar por cima do guidão. Isso realmente pode acontecer se você não souber como modular a força do freio dianteiro.
Aqueles que geralmente usam o freio traseiro para as paradas, nos momentos de pânico são obrigados a usar o freio dianteiro para uma força extra de frenagem. E como não estão familiarizados com este freio, acaba sofrendo uma queda.
O uso do freio dianteiro não é a principal causa desses acidentes, mas sim o ciclista não se posicionar corretamente contra a desaceleração. A bike pára, mas o piloto continua indo para frente até que se passa o guidão, a bike não suporta mais seu peso e capota.
Isso não acontece quando o freio traseiro é usado, porém leva-se quase o dobro da distância para se parar, o que não é seguro para aqueles que costumam ir mais rápido. É importante usar seus braços para se segurar com segurança nas frenagens mais fortes. Para isso mova seu corpo para trás do selim, mantendo seu centro de gravidade o mais distante possível da dianteira. Isso serve não apenas para frenagens com o freio dianteiro, mas também o traseiro.
Usando o freio dianteiro
A frenagem máxima acontece quando o freio dianteiro é aplicado com uma força que faz a roda traseira estar prestes a perder contato com o chão. Nesse ponto qualquer toque no freio traseiro irá fazer com que a roda traseira derrape.
O melhor modo de dominar o uso do freio dianteiro é praticar em pisos como asfalto ou cimento, aplicando os dois freios ao mesmo tempo, porém com maior força no dianteiro, até que sinta a traseira perdendo contato com o chão. Pratique paradas mais fortes até que aprenda a sentir quando atingiu uma frenagem máxima segura, o momento em que a roda traseira quase descola do chão.
Usando o freio traseiro
Bons pilotos usam o freio dianteiro sozinho quase nunca, mas há momentos que é melhor usar o freio traseiro:
1. Pisos escorregadios. Em um piso seco e firme é quase impossível derrapar a roda dianteira quando freada. Porém em superfícies escorregadias é mais do que certo que isso aconteça. É muito difícil se recuperar quando a roda dianteira escorrega, então se há um alto risco de derrapagem em uma frenagem, é melhor controlar sua velocidade usando o freio traseiro.
2. Superfícies esburacadas. Se você está passando por uma sessão de buracos ou pedras (rock garden), é melhor não usar o freio dianteiro. Nessas situações sua roda provavelmente não estará com contato constante com o chão, tendo alguns momentos no ar. E se você aplica o freio quando a roda está no ar, ela irá travar. E tocar o chão com a roda travada definitivamente não é uma experiência agradável, pelo menos eu não gostei. Na verdade o uso do freio em sessões esburacadas não é nem recomendável.
3. Pneu dianteiro furado. Se seu pneu dianteiro furar de repente, use o freio traseiro para trazer de volta sua estabilidade. Frear uma roda com pneu furado pode fazer com que o pneu saia do aro, causando um acidente.
4. Freio dianteiro quebrado. Sem comentários…, se não há freio dianteiro só resta o traseiro… Uma boa reza também ajuda.
5. Descidas longas. O uso excessivo do freio pode causar superaquecimento fazendo com que este não funcione corretamente ou até mesmo não funcione. Nos casos de V-brakes pode superaquecer os aros e fazer com que o pneu estoure. O melhor é alternar o freio dianteiro e traseiro, sem usá-los ao mesmo tempo.
Dicas gerais
Freie ANTES das curvas, entre nas curvas já com a velocidade desejada. Frear durante as curvas aumentará a probabilidade de descontrolar a bike. Também antecipe a frenagem ANTES das partes técnicas te deixando com uma velocidade confortável para transpor os obstáculos.
Tente não travar os freios, especialmente o da frente. Se o pneu derrapa é porque perdeu tração, sem tração não há frenagem.
Não freie em sessões mais esburacadas e/ou cheio de pedras, isso facilita o travamento das rodas e o risco de furar o pneu é maior, assim como o de queda, além de também causar instabilidade na bike.
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