Fotografia de eventos e Ecociclismo

Registros Fotográficos, Eventos e Mountain Bike
desde junho 2009

segunda-feira, 8 de março de 2010

DICA - Cuidados com freio hidráulico

dicas importantes:

• Existem freios com fluído mineral e com fluído DOT, não são intercambiáveis, ou seja, sempre procure informação a respeito de qual o tipo correto de fluído a ser utilizado. No caso de montagem de freio que utiliza fluído mineral com fluído DOT o prejuízo é tão grande que em alguns casos é melhor condenar o freio.

• Pastilhas de freio às vezes podem ser contaminadas facilmente, dependendo do manuseio, nunca toque na superfície da pastilha ou rotor e também jamais utilize óleo em spray sem proteger os mesmos. Qualquer respingo já é o suficiente para comprometer o desempenho do freio.

• Nunca deixe a bicicleta com as rodas para cima. No reservatório de óleo que existe no manete também contem ar por cima de um diafragma, e quando a bike fica com as rodas para cima, pela ação da gravidade o ar sobe e o óleo desce, se alojando dentro do caliper. E não adianta fazer o processo inverso que não volta a funcionar. Neste caso o freio fica sem potencia e esponjoso.

• Tenha sempre um calço de borracha ou plástico disponível, para quando tirar a roda, travar o manete ou as pastilhas.
Se alguém apertar o manete com a roda fora do lugar, os pistões podem avançar muito e até sair de suas sedes, travando ou mesmo provocando vazamentos de óleo.

• Para reparar freios contaminados, retire a pastilha e o rotor, lave bem com detergente e água, usando uma esponja, fazendo bastante espuma. Depois de seco monte e aos poucos o freio voltará ao seu normal. As pastilhas também poderão ser levemente lixadas e os rotores limpos com álcool isopropílico. Se a pastilha já estiver bem gasta não vai ter jeito, vai ter que trocar.

2 comentários:

  1. olá estou presizando de ajuda , de como faço para trocar o óleo do freio da minha bike , ele esta mto baixo e presizo fazer a troca completa do óleo , só q o freio é um chimano m 486 e não estou consseguindo fazer isso , tem como me dar uma dica para mim mto obrgdo fico no aguardo

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia, meu nome e lásaro eu gostari de saber se recomendado desparafusar os tubos aonde o oleo segue para a pastilha, eu comprei um freio hidraulico da shimano quando chegou a hora de instalar eu tive dificuldade de instalar a roda traseira aonde se encontra uns furinhos para passar a fiação ou seja o tubo...

    ResponderExcluir